Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Chuva de meteoros ilumina noite no Brasil

Cometa Halley provocará chuva de meteoros - Foto: Getty Images
A noite de quinta-feira (5) para sexta-feira (6) será mais iluminada na Terra, especialmente no hemisfério sul. Será possível observar a olho nu - se as condições meteorológicas permitirem - uma chuva de meteoros provocada pelos detritos do cometa Halley.
A última aparição do cometa foi em 1986, mas a Terra passa duas vezes por ano pela nuvem de detritos deixada por ele, conhecidas por Eta Aquarida (em maio) e Orionídea (em outubro). De acordo com a Nasa, a chuva poderá ter entre 40 e 60 meteoros caindo por hora. O melhor horário para acompanhar a chuva é às 4h de sexta-feira (6).
O hemisfério sul terá seu pico de inclinação na noite do dia 5, além de a lua estar na fase nova, deixando o céu mais escuro. Isso vai permitir uma melhor visualização do fenômeno Eta Aquarida.
Um lugar sem iluminação é ideal para a assistir ao evento, que poderá ser visto de todo o Brasil caso o céu esteja limpo.

Por: Olavo Guerra (Revista National Geographic Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário