Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

sábado, 7 de maio de 2011

100 anos de Machu Picchu

Machu Picchu, também chamada "Cidade perdida dos Incas, é Património Mundial da Unesco e considerada uma das sete maravilhosas do mundo
FOTO: DIVULGAÇÃO
    

Um dos maiores patrimônios da humanidade comemora o centenário de seu descobrimento no próximo mês de julho
O empresário, espeleólogo e alpinista Silvio Martins, que tem uma larga experiência junto ao Programa Antártico Brasileiro, participando de várias missões em lugares remotos da Antártica, é também o pioneiro no Brasil a completar a famosa Trilha Inca com grupos de turistas brasileiros. Em 1984, Silvio enfrentou, pela primeira vez, as adversidades da natureza, quando alcançou a cidade peruana de Machu Picchu, a cerca de 2.400 metros de altitude.

Em 2011, serão comemorados os 100 anos deste patrimônio, descoberto pelo arqueólogo e professor de história Hiram Bingham. Foi durante uma expedição pelo vale do rio Urubamba, em 1911, e depois de vários dias de caminhada, que o explorador chegou à cidade, exatamente no dia 24 de julho.

Em homenagem ao descobrimento de Machu Picchu, Silvio Martins participará, como palestrante, do Ciclo Cultural Comemoração do Centenário de Machu Picchu para o Mundo, realizado pelo Consulado do Peru, em São Paulo. O evento acontecerá no Instituto Cervantes, nos dias 11, 12, 13 e 14 deste mês, abordando o Império Inca - os quatro cantos do mundo.

O Império Inca ou Tahuantinsuyo (que significa "os quatro cantos do mundo", na língua quechua) começou a florescer no vale onde foi fundada a cidade de Cusco (umbigo do mundo), ponto de partida de uma expansão militar que unificou toda a zona central dos Andes sob um mesmo domínio político e administrativo.

A fundação da cidade ou sua conquista, não se sabe ao certo, ocorreu em torno do ano 1100 da nossa era. No entanto, o período de maior expansão dos domínios incas aconteceu a partir do ano de 1438 até a chegada dos espanhóis quase um século depois, em 1532.

Em seu apogeu, uma população estimada em 12 milhões de pessoas se espalhava numa expansão territorial de 4.800 quilômetros no sentido Norte/Sul, da Colômbia ao Chile de hoje, e limitado a Leste pelas selvas amazônicas e a Oeste pelo Pacífico.

Na realidade, não existiu um povo inca propriamente dito. A palavra inca, que significa rei, príncipe real, somente designava o chefe supremo do império, pertencente à linhagem sagrada do Sol, portanto, segundo a lenda, seu descendente direto. O termo, no entanto, hoje em dia é utilizado para designar genericamente a nova civilização que despontou sob o reinado da dinastia dos Filhos do Sol e seus súditos.

Trilha Inca
Caminhar pela Trilha Inca até Machu Picchu é uma experiência única, um acréscimo considerável à história pessoal de cada um. Cada indivíduo, a seu jeito, vive as vicissitudes do caminho de forma peculiar, enfrenta seu desafio pessoal vencendo as distâncias e as subidas com maior ou menor esforço, mas todos vivenciam uma emoção até então desconhecida.

No meio das montanhas gigantescas há uma harmonia tão patente no cenário intocado, que é impossível não partilhá-la. O céu, as montanhas, os vales, os rios, as matas e as ruínas incas se sucedem na trilha, que serpenteia incansável e se impõem por sua beleza e grandiosidade, deixando uma marca nos corações que nenhuma foto consegue registrar: é preciso viver.

O Caminho Inca, que necessita de guias experientes, equipamento adequado e de um planejamento consciencioso (inclusive preservacionista) para ser vencido, tem uma extensão de aproximadamente 40 quilômetros, considerando-se o início da caminhada no km 82 da ferrovia Cusco-Machu Picchu.

Programação
O dia 11 deste mês será dedicado a Machu Picchu. A palestra de Silvio Martins sobre a Trilha Inca dará uma perspectiva vivencial do mundo inca na atualidade. Já a de Marcia Arcuri versará sobre o aspecto científico da cidade arqueológica. Também estão programadas as palestras do embaixador sobre o convênio entre o governo peruano e a Universidade de Yale e a de Júlio Vera sobre o mundo andino. O horário das palestras será das 18 às 20 horas.

No dia 12, haverá uma homenagem a José Maria Arguedas, um dos mais importantes escritores peruanos, com palestras de especialistas sobre sua obra. No dia 13, haverá uma projeção do documentário "Yawar Fiesta", de Luis Figueroa Yábar. Já no dia 14 ocorrerá a apresentação do filme Yawar Fiesta, inspirado em uma novela do mesmo nome de Arguedas.

FIQUE POR DENTRO

Um especialista no destino
Silvio Martins é professor, formado em Filosofia, Ciências e Letras, alpinista, explorador, espeleólogo e palestrante, com experiência em guiar pessoas comuns aos lugares mais inóspitos do Planeta Terra, com conhecimento, planejamento, organização e, principalmente, confiança e segurança em todas as fases de organização e execução de uma viagem. Nos últimos 25 anos, se especializou em alpinismo de alta montanha e participa, ativamente, do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), prestando apoio logístico em lugares inóspitos da Antártica para a realização da pesquisa científica brasileira.

Silvio é fundador e presidente da Climb Operadora de Turismo, desde 1985, e profundo conhecedor da história do Império Inca e da cidade de Machu Picchu.

MAIS INFORMAÇÕESCiclo Cultural Comemoração dos Centenários: Nascimento de José Maria Arguedas e de Machu PicchuData: 11, 12, 13 e 14 de maio/2011
Local: Instituto Cervantes - Avenida Paulista, 2439, São Paulo
Realização: Consulado do Peru - SP


Fonte: Dário do Nordeste (Caderno Turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário