Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

UE vai pagar pescadores para coletar lixo plástico no mar

Saco plástico e peixe-leão - Foto: Getty Images
A União Européia está desenvolvendo um projeto piloto de coleta de lixo plástico por pescadores.
O teste está sendo realizado em Fiskardo, na Grécia. Com redes, os pescadores serão remunerados para coletar detritos plásticos do mar e enviar o material para a reciclagem. A ideia é prover uma fonte de renda alternativa aos pescadores - e também uma forma de reduzir a antipatia dos pescadores pela comissão de pesca da UE, que pretende banir a prática de devolver peixes de volta ao mar, após a pesca.
A estimativa é que dois terços dos peixes pescados são devolvidos ao mar, geralmente mortos, porque os pescadores priorizam peixes de maior valor e jogam os menores.
Inicialmente, o projeto de coleta de plástico por pescadores será pago pelos países membros da União Européia, mas a ideia é que ele se torne auto-sustentável, com a venda de material para a reciclagem.

Por: Kátia Arima (Revista National Geographic Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário