Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tremor atinge costa do NE

Por conta da magnitude do tremor, houve um alerta falso de tsunami, que assustou a população da cidade de Natal
O sismo ocorrido no Oceano Atlântico, a 1.276 quilômetros de Natal (RN), não chegou a ser sentido pela população.

Natal Um terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu a costa leste do litoral nordestino ontem. Segundo o laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o tremor de terra foi registrado às 10h08 (horário de Brasília) no meio do Oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica. O sismo ocorreu a 1.276 quilômetros de Natal.

Segundo o coordenador do laboratório, Joaquim Ferreira, o tremor não foi sentido pela população. Porém, por conta da magnitude, houve um alerta falso de tsunami, que assustou a população natalense.

"O problema causado foi a informação divulgada de que poderia causar um tsunami. Mas não teve nenhum risco. O tremor foi às10h08, se tivéssemos tsunami, já teria chegado aqui. Não foi nada perigoso como foi divulgado", disse Ferreira. O sismólogo afirmou que para haver risco de tsunami, o tremor teria que ter magnitude de pelo menos 7. "A magnitude 6 é baixa para tsunami. Além disso, o movimento foi horizontal. Só causaria tsunami se fosse vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente", afirmou.

O técnico em sismologia Eduardo Menezes informou que tremores de terra no Oceano Atlântico são comuns, e a população não deve ficar assustada. "Se não fosse no mar, poderia causar problemas, mas esse foi no meio do oceano", garantiu Menezes.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Josenildo Acioli, foi a primeira vez que o Rio Grande do Norte registrou um tipo de evento como esse. Porém, nenhuma ocorrência foi registrada.

Tsunami

"A informação de tsunami foi divulgada boca a boca, porque o tremor não foi sentido em Natal. Então, não houve pânico generalizado. Mas realmente algumas pessoas ficaram receosas, mas a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência. Estamos alertando e pedimos que a população não entre em pânico, pois não há perigo de ondas gigantes", disse.

O tremor teve epicentro a 10 quilômetros abaixo do fundo do mar. Apesar de a profundidade da água ser de 4 mil metros na região, o professor George Sand França, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), descarta o risco de tsunami por causa das características da área onde ocorreu o abalo e da magnitude do terremoto. Segundo ele, um tsunami só pode ser provocado por abalos que fiquem acima de 7 graus na escala Richter.

Fonte: Coluna Nacional do Jornal  Diário do Nordeste em 16/04/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário