Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto De Olho na Água "inspira" curso de recuperação da Lagoa do Batoque

Foto-Divulgação
Retirado do Diário do Nordeste - 31.05.2011

Caderno Regional
Projeto ambiental inicia no Batoque


Curso está preparando comunidade do Batoque para atuar como permacultora e ajudar na preservação da lagoa

Fortaleza O projeto de recuperação da Lagoa do Batoque, em Aquiraz, deu início às suas ações no último dia 20, com o curso de Introdução à Permacultura e Capacitação em Construção de Canteiros Biossépticos. Segundo a coordenação do projeto, o objetivo foi capacitar a comunidade através dos princípios e ética da Permacultura e criar o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem a inserção dessas pessoas como atores de mudanças no âmbito local.

A Permacultura, cultura permanente, atua como um sistema de planejamento baseado em éticas e princípios, que podem ser utilizados para criar e gerir sistemas humanos realmente sustentáveis.

A palavra surgiu na década de 1970, na Austrália, concebida inicialmente pelos pesquisadores Bill Mollison e David Holmgren. Desde então, o conceito tem sido adotado e desenvolvido por uma rede de ambientalistas, agricultores orgânicos e Ecovilas, por todo o mundo. Muitas das soluções encontradas pelos permacultores representam contribuições valiosas para áreas como a de habitações, saneamento, manejo da água, energia e recuperação de áreas degradadas.

No centro da atividade do permacultor está o design, tomado como planejamento consciente para tornar possível, entre outras coisas, a utilização da terra sem desperdício ou poluição, a restauração de paisagens degradadas e o consumo mínimo de energia.

Durante o curso está prevista, ainda, visita ao Projeto "De Olho na Água", em Icapuí, nos locais de implantação dos canteiros biossépticos, além da implantação de um canteiro na Associação Comunitária de Moradores do Batoque. A comunidade está sendo capacitada para construir os 80 canteiros biossépticos previstos no projeto.


Texto retirado do blog A cidade Icapuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário