Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Recuperação da Lagoa do Batoque

Lagoa do Batoque, em Aquiraz, vai receber ações para a recuperação ambiental do local
FOTO: INARA OLIVEIRA

A comunidade do Batoque está contente com a conquista do projeto de revitalização da lagoa.

Fortaleza No próximo dia 12, acontece a abertura oficial do Projeto Recuperação Lagoa do Batoque. A cerimônia tem início às 17 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Batoque, localizada no Município de Aquiraz.

A Associação Comunitária dos Moradores da Reserva Extrativista (Resex) do Batoque/ICMBio foi contemplada, por seleção pública de projetos em 2010, pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. O projeto aprovado, "Recuperação da Lagoa do Batoque, Aquiraz-CE", visa promover ações para a recuperação ambiental da lagoa utilizando técnicas de permacultura (cultura permanente).

Será realizada uma série de atividades, tais como a construção de 80 canteiros bio-sépticos em residências da comunidade próximas à lagoa; cursos de Educação Ambiental, focando a conservação de recursos naturais, a sensibilização e o envolvimento coletivo dos moradores da região; a revegetação de dez hectares de mata ciliar da lagoa, pelo plantio de 25.000 mudas de espécies nativas; e a realização de cursos para produção local de adubo, utilizando uma técnica conhecida como compostagem. A Associação conta com parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que é o órgão responsável pela gestão da Resex.

A equipe de analistas ambientais da unidade foi responsável pela elaboração do projeto e vem colaborando em todas as ações desenvolvidas.

O projeto também conta com a parceria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Prefeitura de Aquiraz e Ibama.

Duração

A duração do projeto será de 18 meses, contados a partir do início deste ano. As ações do projeto possibilitarão a recuperação do principal recurso hídrico superficial da Resex, conscientizando a comunidade quanto à importância da conservação do meio ambiente e, dessa forma, garantindo a melhoria da qualidade de vida local. Os resultados alcançados serão divulgados para a sociedade em geral.

Foi elaborada uma programação para este dia. Dentre as atividades haverá abertura com Hino Nacional com a Orquestra de Música de Aquiraz; pronunciamento dos envolvidos do projeto; apresentação do Projeto Recuperação Lagoa do Batoque; apresentação Cultural dos jovens do Batoque; apresentação da Orquestra de Música do Batoque; e encerramento, com um coquetel.


Fonte: Caderno Regional do Jornal Diário do Nordeste em 10/05/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário