Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vestibulando!

(PUC-SP) - Leia o texto a seguir e assinale a alternativa incorreta sobre o Nordeste semi-árido brasileiro:

"Existem na América do Sul três grandes áreas semi-áridas - a região Guajira, na Venezuela e Colômbia; a diagonal seca do Cone Sul que envolve muitas nuances de aridez ao longo da Argentina, Chile e Equador; e, por fim, o Nordeste Seco do Brasil. Das velhas e repetitivas noções do ensino médio herdadas um pouco por todos nós restaram observações pontuais e desconexas sobre o universo físico e ecológico do Nordeste Seco."
(Aziz Nacib Ab'Saber, "Ciência Hoje", Volume Especial - Eco Brasil, mai. 1992.)

a) O semi-árido nordestino caracteriza-se por baixos níveis de umidade, escassez de chuvas anuais e irregularidades no ritmo das precipitações ao longo dos anos.
b) Um dos fatores marcantes da região é a inexistência de rios perenes e caudalosos.  Essa drenagem intermitente inviabiliza projetos de irrigação na área.
c) O Nordeste seco possui um revestimento baixo de vegetação, arbustivo-arbóreo e raramente arbóreo, de folhas miúdas e hastes espinhentas, exuberantemente verde nos períodos de chuvas.
d) Apesar de predominantemente seco, no semi-árido encontram-se algumas áreas de mata úmida, alimentadas por chuvas orográficas.  Estas áreas são conhecidas, regionalmente, como "brejos".
e) Ao contrário do que se imagina, o Nordeste seco não é o "império" das chapadas.  Em 85% do seu território predominam depressões interplanálticas, situadas entre maciços antigos e chapadas localizadas.verdadeiros desastres ecológicos.


(PUC-SP) –
I
Quando o inverno é constante
O sertão é terra santa:
Quem vive da agricultura
Tem muito tudo que planta
A fartura e boa safra,
Todo pobre pinta manta.

II
Dá milho, feijão
Tem fruta, tem cana,
Melão e banana
Arroz, algodão.
As melancias dão
Tantas como areia.

III
Jerimum campeia
Na roça faz lodo
Vive o povo todo
De barriga cheia.

Os versos do improvisador popular Antônio Batista Guedes falam de uma área nordestina onde:

a) existe a alternância de uma estação com temperaturas baixas e outra mais quente, sendo a policultura uma constante.
b) a palavra INVERNO deveria vir entre aspas porque se refere apenas à estação das chuvas nas áreas sertanejas, quando os agricultores podem plantar e fazer a colheita de seu trabalho familiar.
c) as condições naturais da Zona da Mata são importantes para o desenvolvimento da agricultura camponesa e as populações alimentam-se bem.
d) Certas zonas, principalmente do Sertão ou do Agreste, apresentam solos favoráveis ao desenvolvimento de uma agricultura comercial altamente valorizada.
e) N.D.A


As respostas das questões referentes a  postagem do dia 01/05 são respectivamente: C e D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário