Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

sábado, 27 de agosto de 2011

Brigadistas alertam contra incêndios no meio ambiente

Equipe do Prevfogo no Sítio Fundão, na Floresta Nacional do Araripe. Nesta época do ano, perigo é iminente
ANTÔNIO VICELMO
Ventos fortes e desmatamentos contribuem para aumentar riscos de incêndios em florestas

Crato. "É melhor prevenir do que remediar". Com base neste adágio, órgão ambientalista do Cariri iniciou um trabalho de prevenção contra incêndios. A primeira área beneficiada foi o Sítio Fundão, uma reserva florestal, localizada no Geopark Araripe, a 3Km do Crato, onde, no ano passado, foram registrados cinco incêndios. Uma equipe de 15 brigadistas do Prevfogo está fazendo o aceiro da cerca que contorna a área de 97 hectares.

O chefe de Brigada de Incêndios, Ricardo Alencar, informa que o trabalho será estendido a outras áreas de proteção ambiental que, nesta época do ano em razão da estiagem e da baixa umidade, estão ameaçadas pelo fogo. Este mês, já ocorreram dois pequenos incêndios, um dos quais no Sítio Romualdo, Município do Crato, numa Área de Proteção Ambiental, localizado no pé da Serra do Araripe.

O chefe do Batalhão de Combate ao Fogo, Edilberto Bacarau, acrescenta que será desenvolvida uma campanha educativa nas escolas, com a finalidade de dividir com professores e estudantes a responsabilidade pela preservação da natureza. A consciência ecológica, segundo Edilberto, começa na escola, despertando no aluno uma consciência ecológica.

A preocupação maior é com a Floresta Nacional do Araripe (Flona), um dos últimos redutos da Mata Atlântica, uma área total de 39.262,326 ha, que atravessa a fronteira do Ceará com Pernambuco, abrangendo partes dos Municípios de Barbalha, Crato, Jardim e Santana do Cariri. A chefe da Floresta, Verônica Figueiredo, disse que está sendo montada uma ação integrada com todos os órgãos ambientais no trabalho.

A Flona, segundo ela, já está fazendo o dever de casa com uma equipe de 21 brigadistas espalhados nas áreas de risco. Este ano, está sendo distribuída uma cartilha, orientando os agricultores para os perigos das queimadas, principais responsáveis pela propagação dos incêndios. Uma das orientações é a utilização da folha seca como adubo. Ao invés de queimá-las, a cartilha orienta que é melhor incorporá-las ao solo, transformando-a em adubo orgânico.

O Corpo de Bombeiros do Ceará ainda não dispõe de uma estatística sobre a incidência de incêndios no Ceará. O capitão Warner Campos informou que, a partir deste mês, será intensificada uma campanha de advertência contra eventuais incêndios. O aumento da temperatura, os ventos fortes e a baixa umidade do ar, que ocorrem nesta época do ano, são as principais causas dos incêndios, diz o militar, explicando, por outro lado, que o trabalho de prevenção, segundo o militar, é feito pelas prefeituras e órgãos ambientais do interior com o acompanhamento das unidades do Corpo de Bombeiros.

Soldadinho-do-Araripe

O trabalho preventivo de combate ao fogo faz parte do Plano de Ação Nacional, que foi lançado esta semana em Brasília e no Cariri, para a Conservação do Soldadinho-do-Araripe, pássaro endêmico da Região do Cariri, que vive no território do Geopark Araripe. O plano é uma realização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da ONG Aquasis. O objetivo é evitar a extinção do Antilophia bokermanni, nome científico do Soldadinho-do- Araripe. "Das 1.800 espécies de aves do Brasil, apenas seis têm plano exclusivo de conservação", ressaltou Weber Girão, da Aquasis.

O engenheiro ambiental, Pedro Calos Augusto Monteiro, do ICM-Bio, afirma que, entre as metas previstas, está a proteção das nascentes de mata úmida de encostas nos Municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha, habitat do pássaro. O Plano é composto por cinco metas, com as suas respectivas ações.

Combate

15 Brigadistas integram a equipe do Batalhão de Combate ao Fogo que iniciou o trabalho preventivo na Floresta Nacional do Araripe, com aceiro da cerca que contorna a área de 97 hectares

MAIS INFORMAÇÕES
Corpo de Bombeiros do Ceará
Telefones: (85) 3101.2211/ 8878.8552
Floresta Nacional do Araripe
Telefone: (88) 3221.094

Antônio Vicelmo
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário