Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

quarta-feira, 30 de março de 2011

CLIMA

O clima está em torno de nós, presente em nossa pele, em nossa visão, enfim está presente em nossas vidas todos os dias. Nas regiões Temperadas o tempo é bastante variado, podemos ter chuva, sol, sentir frio e calor em um mesmo dia. É o sol agindo ao mesmo ao mesmo tempo nos pólos e nos trópicos. O que acontecerá se algum dia o sol deixar de aparecer? Conseqüentemente toda vida no planeta deixaria de existir.

Alguns povos com seus mitos, lendas e crenças estranhas, sacrificavam muitas vidas humanas para os deuses, pois eles acreditavam que sacrificando vidas, o sol nunca iria deixar de aparecer todos os dias, já outros acreditavam que os deuses tinham como distração brincar com o tempo. Portanto os povos antigos acreditavam muito em forças de outro mundo e tinham muitas crenças de adoração ao sol.

O nosso planeta é constituído por uma camada de gases que filtram os raios solares e impedem que eles atinjam a terra com muita intensidade, é essa interação entre sol e os gases que formam o tempo, ao contrário do que pensavam nossos ancestrais. Segundo eles o tempo era comandado pelos deuses. A camada mais próxima dos seres humanos é a Troposfera, ela tem aproximadamente 12 km de extensão, e nela existe os gases de que necessitamos para a permanência da vida no planeta.

O vento pode ser uma brisa suave ou pode literalmente derrubar uma pessoa, destruir casas e até cidades inteiras, levando ao acontecimento de tragédias como a tempestade que ocorreu nos Estados Unidos, esta mesma levou uma grande quantidade de terra para uma outra cidade que estava distante, mas para a surpresa de todos na outra tempestade toda a areia que tinha sido leveda, foi trazida de volta ao seu lugar de origem, através da ação dos ventos.

Os ventos também ajudam a melhorar as condições do tempo em um determinado lugar como: em algumas regiões da Ásia por serem muito áridas, se não fosse a ação dos ventos no transporte das nuvens, dificilmente choveria nesta região, devido as fortes temperaturas existentes. Também podem prejudicar e destruir muito com os tornados, neste fenômeno a ação dos ventos é muito forte, sendo capaz de causar catástrofes que são muito prejudiciais à vida e habitação humana. Hoje já é possível prever com antecedência estes fenômenos, a fim de prevenir catástrofes e mortes de milhares de pessoas, para isso contamos com o auxilio da Meteorologia que estuda as condições e mudanças freqüentes nas massas de ar e na atmosfera, tentado prever e evitar acidentes que poderão causar danos ruins as regiões do planeta. A meteorologia realiza previsões em curto prazo, sendo estas mais confiáveis, já que o tempo muda constantemente, fazendo com que as previsões em longo prazo não sejam muito usadas, pois poderiam não apresentar resultados favoráveis devido à mudança constante nos fenômenos meteorológicos.

As regiões mais quentes do planeta são muitas vezes as mais secas como o deserto do Atacama no Chile, chegando a períodos de até 400 anos sem chover. A chuva é indispensável para a perpetuação da vida no planeta, esta, sempre se renova graças ao ciclo hidrológico, também pode ser prejudicial quando causa enchentes, deslizamentos de terra etc. Atualmente, as enchentes são um dos fatores que causam altos índices de mortes em algumas regiões do nosso país.

As grandes nuvens são formadas por milhões de toneladas de água, dependendo de sua altura e do clima da região onde estão situadas, a água que está contida pode se precipitar tanto na forma de chuva, como de granizo ou neve, causando às vezes destruição de plantações, estragos na construção civil, além de muitas mortes. Também existem os furacões que são causados pela ação da chuva e do vento ao mesmo tempo, sendo considerados monstros meteorológicos por seu alto grau de destruição Além dos furacões existem as tormentas que são os maiores espetáculos meteorológicos já conhecidos pelo homem, onde cargas positivas e negativas se unem provocando os raios e um tremendo barulho que são os trovões, pensa-se até que a vida no planeta teria se originado, a partir deste fenômeno.

O tempo é a maior forma natural que conhecemos, seja para o bem ou para o mal, por isso é extremamente importante conhecermos e estudarmos as condições de clima e tempo de uma determinada região, através deste estudo podemos evitar catástrofes que poderão ser fatais para as formas de vida existentes no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário