Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vestibulando!

(UFT) A modernização na agricultura tem estreitado as diferenças entre o campo e a cidade no Brasil. Tomando como exemplo os bóias-frias em São Paulo e as manifestações, do MST nas principais cidades de todas as regiões do país, desse modo é INCORRETA a compreensão de que:

a) Há um "novo" rural no Brasil.
b) As lutas dos movimentos sociais no campo, a partir da Nova República, têm se constituído como relações arcaicas de produção e estão percorrendo o caminho inverso ao desenvolvimento da agricultura moderna brasileira.
c) O governo federal não consegue avançar nas realizações de políticas públicas em favor dos pequenos agricultores.
d) O espaço urbano se transforma em lugar de visibilidade para as lutas dos camponeses pela reforma agrária.


(UEL) Sobre o tema "transformações recentes do espaço agrário brasileiro", é correto afirmar:

I. A Brachiária ocupa muito bem os terrenos bem drenados, independente da topografia ou do tipo de solo, em áreas com tipo climático Equatorial, sem seca ou superrúmido, onde ocorre sua expansão com grande rapidez, nas planícies de inundações do rio Amazonas, e a vantagem de ser uma palmácea bastante apreciada pelo gado bovino.
II. A Brachiária ocupa muito bem os terrenos bem drenados, independente da topografia ou do tipo de solo, em áreas com tipo climático Tropical, quente e úmido ou semi-úmido, onde ocorre sua expansão com grande rapidez, e a vantagem de  ser uma herbácea bastante apreciada pelo gado bovino.
III. A introdução das espécies do gênero Brachiaria, foi bem aceita para alimentação do gado bovino. Esta herbácea possibilitou o aumento da taxa de lotação, que na década de 1960-1970 era de 0,25 animal/ha, passou para 0,9-1,0 animal/ha; ao mesmo tempo o ganho de peso foi em média 2 a 3 vezes maior do que o obtido em pastagens nativas.
IV. A Brachiária, cujas sementes foram importadas da África, teve sua introdução nas pastagens brasileiras pela grande facilidade em se adaptar aos solos e climas brasileiros. Transformou grandes extensões de áreas nativas em pastagens cultivadas nas planícies de inundação dos pantanais das bacias dos rios Paraguai, Guaporé e Araguaia.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

As respostas das questões postadas no dia 19/05/11 são respectivamente: A e C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário