Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Ensino da Geografia para indivíduos com TDA

Estratégias no Ensino da Geografia para indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção.

A Geografia está presente em inúmeras situações do cotidiano de todos nós e seus conhecimentos são muito úteis na leitura de artigos, revistas, jornais, principalmente na compreensão de conflitos e processos sociais, ou seja, na participação e entendimento do mundo em que vivemos.
Pensando nessas questões, percebemos o quanto é importante uma criança ou um adolescente aprender esta disciplina e desenvolver habilidades e competências ligadas à área. Porém, alguns indivíduos apresentam dificuldades específicas em relação ao processo de aprendizagem, impactando também o aprendizado de conceitos de Geografia.
Sabe-se que o déficit de atenção, associado ou não à hiperatividade, na maioria dos casos, compromete o desempenho escolar, já que a atenção seletiva para estímulos relevantes é condição para aprendizagem. O Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) é um distúrbio de base orgânica, e tem por principais características a dificuldade em manter o foco da atenção, o controle da impulsividade e de comportamentos e, em muitos casos, a hiperatividade.

Pensando na orientação, na localização e na representação, pode-se destacar o uso de mapas, do globo terrestre, de desenhos e a construção de maquetes para facilitar o reconhecimento da lateralidade e de outras habilidades
 

Acredita-se que os indivíduos apresentem essas características desde cedo, em um grau excessivo ou inadequado para a idade ou nível de desenvolvimento. Além dos sintomas básicos do transtorno, em mais de 50% dos casos existe comorbidade, com transtornos de aprendizagem, transtornos do humor e de ansiedade, transtornos disruptivos do comportamento e transtornos do abuso de substância e de álcool.
Muitas vezes, pais e professores descrevem a problemática como: “ele/ ela parece não ouvir”, “perde suas coisas”, “não se concentra”, “distrai-se facilmente”, “não consegue ficar na tarefa, não a termina”, entre outras características que são frequentemente vistas nas avaliações de casos do distúrbio.


Vale frisar que é essencial que o professor: 

•Deixe claro suas expectativas na realização das atividades escolares;
•Faça uso de reforços/apoios visuais e auditivos;
•Fique atento à organização do aluno;
•Dê instruções claras; curtas e objetivas;
•Monitore o tempo dado para realização de tarefas e avaliações.


Muitas vezes é necessário fazer adequações ligadas ao tamanho de textos e enunciados, pois a capacidade de manter uma sequência de informações em mente é prejudicada pelo distúrbio.
É importante destacar que os sintomas do jovem com TDA devem ser recorrentes em ambientes diversos, trazendo prejuízos ao mesmo.
Pessoas com este transtorno geralmente possuem a inteligência dentro da média ou superior, no entanto, apresentam dificuldades de funcionamento adaptativo nas situações cotidianas.
Além das estratégias gerais, existem estratégias que podem ser usadas pelo professor de geografia, para contribuir no processo de aprendizagem desses indivíduos. Pensando nos três aspectos principais do ensino da matéria: a orientação, a localização e a representação, pode-se destacar o uso de mapas, do globo terrestre, desenhos e a construção de maquetes, para facilitar o reconhecimento da lateralidade e dos aspectos envolvidos nas habilidades citadas. É sempre importante verificar se o aluno domina conceitos básicos para o entendimento de outros mais complexos; talvez seja necessário o apoio de pesquisas, definição de conceitos, destaque de palavras-chaves para auxiliá-lo na sua dificuldade nas habilidades das funções executivas como: organização das informações, priorização, e também na memória de trabalho. Define-se como memória de trabalho a capacidade de manter informações em mente, que serão usadas para orientar uma resposta subsequente.
Devido ao déficit na memória de trabalho, muitos indivíduos apresentam dificuldade da localização espacial, habilidade muito requerida no aprendizado dos conceitos geográficos, podendo os apoios citados contribuírem na realização de tarefas escolares, assim como para a localização do aluno no espaço e no tempo.
Deve-se ressaltar que é necessário que o educador acompanhe o aluno com TDA de perto, visando desenvolver potenciais do aluno, reforçando comportamentos e atitudes adequadas e positivas.

Devido ao déficit na memória de trabalho, muitos indivíduos apresentam dificuldade da localização espacial, habilidade muito requerida no aprendizado dos conceitos geográficos, podendo os apoios citados contribuírem na realização de tarefas escolares, assim como para a localização do aluno no espaço e no tempo.

Fonte: Revista Conhecimento Prático: Geografia
 
por Daniella Didio.
 Daniella Didio é psicóloga, Cursando Especialização em Psicopedagogia. Experiência com indivíduos com necessidades educacionais especiais tanto em escola quanto em atendimento clínico. Contato: danididio@gmail.com

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