Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Satélites mapeiam mosquitos transmissores de doenças

Aedes aegypt, mosquito vetor da dengue
A Agência Espacial Europeia (ESA) criou um sistema para mapear focos de mosquitos transmissores de doenças, utilizando satélites e outros equipamentos e sistemas de telecomunicações.
O sistema, batizado de Vecmap, irá mostrar um mapa de probabilidade de ocorrência de diversos mosquitos vetores de doenças como a dengue e a malária. Está sendo testado desde 2009 em países da Europa como a Holanda, Bélgica, Suíça e Itália, além do Reino Unido. No próximo verão europeu, o Vecmap será testado em outros países do continente, antes de ser lançado comercialmente.
Para prever os focos de mosquitos, o Vecmap vai reunir informações coletavas por satélites de umidade, temperatura, cursos d'água e vegetação. Além disso, receberá informações coletadas em solo, por pesquisadores dotados de smartphones. É um recurso que pode ajudar as agências de saúde pública a conhecer a concentração de mosquitos e realizar ações preventivas.

Por: Kátia Arima (Revista National Geographic Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário