Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Virada Sustentável terá exposição de fotos da Amazônia

Uma das images da exposição O  Futuro da Amazônia - Foto: Araquém Alcântara
O Planeta Sustentável estará presente durante a Virada Sustentável, que será realizada em São Paulo nos dias 4 e 5 de junho, com a exposição O Futuro da Amazônia, que exibe fotos de Araquém Alcântara, publicadas na edição especial sobre o bioma que a revista National Geographic Brasil, da Editora Abril, lançará ainda este mês.

A seleção revela imagens surpreendentes que retratam povos originais da floresta - como os índios zo'es, que vivem na reserva Frente Etnoambiental de Cuminapanema, no Pará -, a criança que se diverte à beira do Rio Negro, afluente do rio Amazonas, ou a menina de etnia tucana que volta para a sua aldeia depois do trabalho em uma roça de mandioca.

A biodiversidade local também estará exposta. Há fotos de peixes tucunarés, do rio Jufari, e o boto-cor-de-rosa, animal mítico e ameaçado de extinção por sua carne servir de isca para pesca de bagre. Também serão expostas fotos panorâmicas da floresta, de pesquisadores em meio às árvores, de palafitas da periferia de Manaus - que mostram a urbanização desordenada da região - e outra que mostra o uso dos rios como meio de subsistência em remotas regiões da Amazônia.

As imagens ficarão expostas na estação Vila Madalena do metrô, durante seu horário de funcionamento, não só nos dois dias do evento, mas até 30/06.

A exposição organizada pelo Planeta Sustentável faz parte das mais de 300 atrações gratuitas do evento que têm como objetivo disseminar informação sobre temas relacionados a sustentabilidade como direitos humanos, mobilidade urbana, meio ambiente e saúde, entre outros.

A Virada Sustentável conta com o apoio das Secretarias municipais e estaduais do Meio Ambiente, que abrirão os parques da cidade em horário estendido, e da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que faz um levantamento da necessidade de sinalização e inclusão de deficientes para os dias de evento.

As atividades começam no sábado às 8h com práticas de yoga e meditação em diversos parques. "A ideia é pulverizar a programação para que as atividades cheguem àqueles que não estão na região central da cidade e também para evitar grandes locomoções", afirma o jornalista e organizador do evento André Palhano. Bairros periféricos como Capão Redondo e Belém abrigarão atividades. A expectativa é a de que 2 milhões de pessoas participem da iniciativa.

Também serão realizadas apresentações de música, dança e teatro; oficinas de jardinagem e toy art; instalações; mostra de cinema; narração de história para crianças; passeios e jogos. Algumas atrações começarão um pouco antes do dia 4 de junho, como:

- a apresentação do Homem Refluxo, feita pelo artista Peri Pane e outros seis performistas. Eles caminharão pela cidade a partir do dia 30 de maio vestindo uma capa, chamada de ParangoLixoLuxo, que armazena lixo (inorgânico) produzido durante uma semana. Eles chamarão a atenção da população e conversarão com paulistanos sobre o descarte de lixo em centros urbanos. No final de semana da Virada, Peri e os outros Homens Refluxos estarão no Parque Ibirapuera e da Água Branca para apresentar o resultado da interação com o público;
-
o Jogo da Cidadania, que começará a capacitar, nesta semana, universitários cadastrados em uma rede social para questões de diferentes áreas do empreendedorismo social. Coordenado pela Rede Sinapse e pela Fundação Getúlio Vargas, o jogo lançará desafios para os estudantes. As dez melhores propostas de cada tema serão chamadas para desenvolver, presencialmente durante a Virada, seus projetos.

Outras atividades começarão junto com a Virada Sustentável e, depois, terão continuidade. É o caso da exposição Somos Terra, que estimulará, de forma lúdica e sensorial, o sentimento de ligação do homem com a natureza. A exposição, que será montada na sede da Umapaz, no Ibirapuera, será composta por instalações sobre a vida, a água e a floresta que trarão cores, luzes, sons e cheiros de elementos da natureza. Somos Terra ficará exposta até o dia 10 de setembro e deverá receber cerca de 20 mil alunos de escolas públicas, que depois da visita ganharão um livro com o conteúdo apresentado.

Outros destaques da programação são:
- o Jogo dos Sentidos, na Praça Victor Civita, promovido pelo Instituto Verdescola, em que os participantes serão vendados para sentir materiais relacionados ao cotidiano e também à Praça Victor Civita. A atividade, marcada para a manhã do sábado, também terá plantio de mudas;

- a nova exposição do artista plástico Nido Campolongo, que reutiliza materiais que seriam descartados em suas obras. Nido mostrou seu belo trabalho na cenografia do Planeta no Parque, realizado no começo do ano pelo Planeta Sustentável, em que reutilizou papelão para criar uma verdadeira floresta (leia Cenário de papelão cria linda floresta lúdica). Na Virada Sustentável, o artista apresentará, em seu estúdio no bairro Higienópolis, mobiliários e peças de design, entre elas uma instalação feita com medidores de água residenciais descartados.

A programação completa estará disponível no site da Virada Sustentável a partir do dia 30 de maio, e foi montada com o auxílio de um Conselho Curador, composto por profissionais da área, que também decidiu sobre questões éticas ligadas ao evento, como a não participação de empresas de bebidas alcóolicas, tabaco ou armamento. Todas as atividades serão financiadas por empresas ou instituições, não haverá recurso público envolvido.

A sustentabilidade não será apenas o tema da Virada. Faz parte da programação o incentivo ao uso de transporte público, a gestão para o descarte de resíduos que a população produzir e a compensação das emissões de gases do efeito estufa, que será feita por meio do plantio de árvores. "Vale lembrar que a Virada Sustentável tem o apoio de organizações como a WWF-Brasil, a SOS Mata Atlântica, o Instituto Akatu e a Carta da Terra. Trata-se de um movimento da própria sociedade, não apenas um evento", disse André.

A ideia é que esta primeira edição da Virada Sustentável dê origem a outros eventos semelhantes, mas de menor parte, que serão realizados ao longo do ano em praças, ruas e parques, não só de São Paulo, como também de outras cidades do interior do Estado. A sustentabilidade será cada vez mais acessível e prazerosa.

Por: Marina Franco e Mônica Nunes (National Geographic Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário