Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Plantas da mesma espécie competem entre si.

Pesquisadora analisou pés de ervilha - Foto: Getty Images
Uma pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo) concluiu que o crescimento das raízes das plantas pode ser influenciado pela presença de plantas vizinhas.
O estudo foi realizado pela bióloga Francynês da Conceição Oliveira Macedo, no laboratório de Estresse e Neurofisiologia de Plantas do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, no campus de Piracicaba (SP).
Francynês observou, durante 29 dias, pés de ervilha dentro de uma câmara. O objetivo era verificar se as raízes de ervilha apresentam crescimento diferenciado quando há por perto raízes de outras plantas, para verificar a capacidade de reconhecimento.
Na primeira parte do experimento, os pesquisadores utilizaram três vasos com junções entre si. Cada vaso teve raízes de plantas diferentes competindo por recursos. Nessas condições, as três plantas apresentaram crescimento diferenciado entre si. Além disso, um dos lados da raiz cresceu mais que o outro. Segundo a pesquisadora, as plantas detectam suas vizinhas e competem por recursos ativamente, mesmo que apresentem alto grau de parentesco.
Na segunda parte do experimento, em que cada planta ficou em apenas um vaso, as três cresceram de maneira uniforme, com o mesmo tamanho de raiz e da parte aérea. Fazendo a comparação entre os dois experimentos, a pesquisadora percebeu que as plantas que crescem em competição apresentaram maior crescimento do que as que foram plantadas isoladas em um vaso. 
 
Por: Kátia Arima (National Geographic Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário