Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Caminhada do Centenário reúne mil estudantes

Os alunos das escolas públicas de Juazeiro levaram para as ruas a importância do meio ambiente
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Crianças e jovens aproveitaram a atividade para trazer ao público os preceitos do patriarca de Juazeiro, Padre Cícero

Juazeiro do Norte Cerca de mil alunos de 11 escolas deste Município realizaram uma caminhada do Centro da cidade até a Colina do Horto, na manhã de ontem. O objetivo era participar da I Caminhada do Centenário da cidade, mas voltada para as questões do meio ambiente. Os preceitos ecológicos do Padre Cícero estão sendo levados muito a sério pelos jovens. São o principal incentivo para a realização da manifestação em favor da natureza.

Os estudantes fizeram o percurso pela estrada velha. De chapéus e camisas padronizadas, seguiram logo cedo para a o alto da Colina do Horto. Uma carroça com um personagem vestido de Padre Cícero puxou a turma. Mesmo com o cansaço, a subida de quase quatro quilômetros foi rápida. O final do percurso foi na Igreja Bom Jesus do Horto, onde foi servido um lanche e houve sorteio de bicicletas.

Professores, funcionários das escolas e a própria comunidade também participaram do ato. Uma comissão do centenário foi montada pela Secretaria de Educação para trabalhar questões relacionadas às atividades escolares e à própria história do Município. Vários projetos estão sendo desenvolvidos, dentre os quais, o que começa no dia 1º de julho e vai até o dia 17, com o plantio da árvore símbolo da cidade, o juazeiro, nas próprias escolas. No dia 1º acontece o ato solene, com o sorteio da primeira escola onde será plantada a árvore. As mudas serão cedidas pela Fundação Mussambê e estarão envolvidas cerca de 50 unidades de ensino públicas e privadas. Segundo o professor de educação física e coordenador, Antônio de Pádua Araújo, que coordenou o evento, disse que há dois meses, depois de várias reuniões, as escolas estão se preparando para essa culminância.

Segundo ele, além da semana da ecologia, a meta é resgatar para o aluno a história do Padre Cícero, que é o responsável direto pelo Juazeiro e o crescimento da cidade. Ele afirma que, além de instrutiva, a caminhada é uma manhã de lazer para os alunos.

Para que o trabalho fosse feito, aconteceram várias parcerias com a iniciativa privada. Segundo Pádua, a meta era que participasse um maior número de alunos, mas não teve transporte suficiente, pela distância do Centro da cidade. Mas o planejamento no próximo ano é que mais alunos participem da caminhada ecológica. "Esta é uma forma de levar aos alunos, de forma facilitada, o conhecimento de como preservar a natureza, envolvendo a própria cultura", afirma.

A professora Ana Mary Callou Sampaio diz que essa iniciativa é muito importante, com o resgate dos preceitos ecológicos do Padre Cícero, que há 100 anos já falava sobre ecologia e o meio ambiente.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Educação Rua 15 de Novembro, S/N, Bairro São Miguel - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511.5446

Fonte: Coluna Regional do Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário