Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

domingo, 27 de março de 2011

A GEOGRAFIA DO VESTIBULAR

Quando se fala em vestibular, os alunos já começam a imaginar como eles enfrentarão essa etapa, uma vez que muitos nem estão preparados para o que virá pela frente. Uma tarefa bastante complicada nessa fase é a descoberta de sua preferência, ou seja, para que curso prestar vestibular. Falaremos especificamente neste texto da aplicação da geografia nos vestibulares.

Há algum tempo atrás os cursinhos e as escolas de Ensino Médio trabalhavam seus alunos numa perspectiva de que as provas de geografia seriam mais um conjunto de informações que se assimiladas poderiam facilitar a vida dos vestibulandos. Essa concepção perdurou por um longo tempo em que as questões traziam pouco enunciado e muita informação parecida, e, aqueles que não estivessem afiados errariam, pois as informações eram decoradas e não permitiam uma leitura mais profunda das questões.

Atualmente os vestibulares têm trago provas de geografia em uma outra perspectiva, a de que os alunos têm que dominar conceitos básicos da disciplina, mais acima de tudo devem interpretar o enunciado e raciocinar mais profundamente para poder encontrar uma resposta. Podemos comparar questões de cinco anos atrás com as atuais e traçar um perfil das mudanças que estamos falando.

Uma das questões de geografia do vestibular de uma universidade pública no ano de 2003 diz o seguinte: São exemplos de cidades comerciais do Nordeste: A) Natal, Salvador e Recife; b) Aracajú, Itabuna e Penedo; c) Campina Grande, Feira de Santana e Caruaru; d) Mossoró, Maceió e Fortaleza; e) Olinda, Natal e Fortaleza. Percebe-se que essa questão requer pouca leitura e interpretação, uma vez que traz informações secas, ou seja, informações que se não assimiladas anteriormente farão com que o aluno que presta vestibular possivelmente venha a errar. O próprio enunciado é bastante curto e direto.

Outra questão mais recente do ano de 2008 diz: “A mundialização do capitalismo, por conseguinte, é um fenômeno novo na economia. Segundo Ricardo Petrella, ele é formado por um conjunto de processos que possibilitam produzir, distribuir e consumir bens e serviços”. São exemplos dos referidos processos no trecho anterior , EXCETO: a) Mecanismos de valorização dos meios de produção e que sejam organizados em bases mundiais, como as patentes; b) Normas e padrões mundiais para mercados mundiais regulamentados ou em regulamentação; c) Fácil identificação de territorialidade cultural local em virtude das inúmeras inter-relações e integrações mundiais; d) Criação de organizações em bases mundiais com uma cultura de organização que seja aberta e tenha como meta uma estratégia mundial. Essa questão aponta no enunciado um conceito e para resolvê-la o aluno deve interpretá-la, além de utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina, procurando a resposta que satisfaça a questão. Bem diferente da primeira, a questão posterior não é seca, agrega um conjunto de informações e de conhecimentos que visam ser interpretados e entendidos para a obtenção da resposta.

Bem a geografia nos vestibulares vem sendo trabalhada de outra forma; bem mais didática e questionadora. Portanto estejamos alerta para cobrar das instituições de ensino as mudanças necessárias para um bom aproveitamento dos vestibulandos e a ampliação do conhecimento discutido na geografia e nas várias disciplinas.

Referências Bibliográficas - Questões Apontadas

LUCCI, Elian Álibi. Geografia: homem e espaço. São Paulo: Saraiva, 2000. Caderno de Atividades.

OLIVEIRA, A.U. de. Apud ROSS, J. L S. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998, p.246.

* Texto publicado na Revista Discutindo Geografia.

2 comentários:

  1. Parabens cara, fiquei muito feliz pelo blog.
    sei que ele será alimentado com assuntos interessantes e em pouco tempo será um dos blogs muito acessados na área.

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado cara. É um prazer telo como seguidor.

    ResponderExcluir