Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

domingo, 1 de maio de 2011

Vestibulando!

(PUCCAMP) - Considere o texto apresentado a seguir.

"Na Amazônia, as madeireiras abrem brechas enormes na vegetação. Espaços de pastagens homogêneas substituem a mata. Culturas agrícolas de mercado se espalham extensivamente sobre antigas áreas florestadas. A vegetação original não se regenera e a erosão pluvial age de forma destruidora."

Assinale a alternativa que exprime o conteúdo do texto.

a) A coexistência da floresta com as atividades produtivas tem representado um dos obstáculos ao desenvolvimento da Amazônia.
b) O ecossistema amazônico, muito resistente, tem impedido a ocupação efetiva de seu espaço e tornado a região pouco atraente aos investimentos.
c) A rápida ocupação empresarial e capitalista, na Amazônia, tem provocado interferências profundas e irreversíveis no meio Amazônico.
d) As condições ambientais ligadas ao clima quente e muito úmido têm acentuado a dificuldade de ocupação permanente da Amazônia.
e)O aumento do número de pequenas e médias propriedades para o desenvolvimento de atividades produtivas na Amazônia tem representado verdadeiros desastres ecológicos.


(PUCCAMP) - Vivendo há mais de um século subordinados a relações quase servis de trabalho, criando seus filhos a durante gerações num mesmo espaço da floresta amazônica, extraindo o látex e a castanha-do-pará - sem ter precisado para isso mais do que pequenas clareiras na mata - os habitantes da floresta lutam pela concretização das RESERVAS EXTRATIVISTAS que representam:

a) experiências de colonização com a introdução de programas tecnológicos, econômicos e sociais para promoverem a elevação do nível de vida da população local.
b) a transformação das áreas ocupadas em espaços agrícolas e pecuários rentáveis e modernos.
c) uma subdivisão da área florestal em lotes individuais de acordo com os módulos rurais regionais.
d) uma proposta de exploração racional para a preservação da floresta e que garanta a elevação do nível de vida da população local.
e) a volta do sistema de "aviamento" onde o empresário capitalista responsabiliza-se pelo escoamento da produção.

As respostas referentes as questões postadas em 24/04/11 são respectivamente B e B.

Um comentário: