Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vestibulando!

(UNESP) Sobre o processo de regionalização no Brasil, afirma-se:

I. A região Sudeste exerce um poder imperialista sobre as demais regiões brasileiras, impossibilitando um desenvolvimento homogêneo do país.

II. As cinco macro-regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) foram definidas pelo IBGE como correspondentes a regiões complementares homogêneas.

III. O processo de divisão social do trabalho, que implica divisão territorial do trabalho, tem como uma de suas resultantes a formação de regiões diferenciadas entre si.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

d) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.


(CESGRANRIO) A criação de Brasília, na década de 60, representa uma ação que teve fortes conseqüências na organização do espaço brasileiro. Assinale a afirmativa que NÃO corresponde a este fato.

a) Colocou em pleno Planalto Central uma cidade, hoje com cerca de 1,5 milhões de habitantes, de alto poder de consumo, ampliando o mercado regional.

b) Permitiu melhor planejamento econômico das diversas regiões brasileiras, feito de acordo com as peculiaridades de cada área (SUDENE, SUDAM - por exemplo).

c) Gerou uma malha rodoviária, que dela parte e que permitiu a melhor integração das diversas regiões brasileiras e do conjunto do território nacional.

d) Valorizou espaços como os do sul de Goiás, Triângulo Mineiro, leste de Mato Grosso, que desenvolveram suas cidades e sua produção.

e) Facilitou, a longo prazo, a ocupação agrícola das áreas dos cerrados, hoje um dos novos espaços incorporados a uma agricultura mais moderna.


As respostas das questões referentes ao 06/04 são respecitvamente: D e E.

3 comentários:

  1. parabéns prof. Mauro!
    É de uma importância muito grande, a sua iniciativa de criar o blog "geografia e conhecimento", um espaço que está servindo para consultas, não só para aqueles que gostam deste assunto, mas principalmente auxiliando estudantes nas suas pesquisas, como é o caso destas questões de vestibular que já serve para orientar a estes em um futuro bem próximo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Seja mais um frequentador assíduo dele.

    ResponderExcluir