Para contar um pouco mais sobre o trabalho realizado pela Fundação Brasil Cidadão, que incentiva turismo sustentável e uso racional de água, Serginho Groisman recebe no estúdio a diretora-executiva da entidade, Maria Leiná Carbogim, em 23.04.2011:
A cidade de Icapuí, no litoral cearense, é o cenário de belas paisagens naturais. E na região que atua a Fundação Brasil Cidadão que incentiva e ensina a comunidade a praticar o turismo sustentável e o uso racional de água. O trabalho da ONG será mostrado no ‘Ação’ deste sábado, dia 23.
Uma das fontes de renda das famílias de Icapuí é o lucro proveniente da plantação de algas marinhas que também vira complemento para a merenda escolar através do projeto “De Corpo e Alga”. Um grupo de mulheres faz o manejo deste alimento e prepara as sobremesas. Outra alternativa é o turismo comunitário, também apoiado pela Fundação Brasil Cidadão. Através de treinamento, moradores da região se capacitam para realizar passeios por Icapuí.
A comunidade também é orientada pelo Projeto “De Olho Na Água”. Técnicos da ONG construíram um sistema de fossas secas nas residências e dão dicas à população de como realizar mudanças no saneamento básico de suas casas, pensando na conservação da água do subsolo que é a principal fonte do ecossistema no litoral. O resultado deste projeto é que a contaminação de água no subsolo vem sendo reduzida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário