Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Aulas práticas na zona rural

Aula de campo.
A Escola Estadual Custódio da Silva Lemos promove uma ponte entre ensino e prática com aulas de campo.


Fortaleza No distrito de Guanacés, zona rural de Cascavel, a vida é simples e pacata. Muitas famílias vivem da agricultura e da pecuária, e recentemente a instalação de uma indústria de beneficiamento de couro tem atraído boa parte dos jovens para a atividade de operário.

Num local distante da cidade, onde não costuma haver muitas opções de lazer e o acesos à tecnologia não é tão fácil, a escola acaba se tornando um núcleo aglutinador para toda a comunidade. Este é o caso da Escola Estadual Custódio da Silva Lemos, que por meio de diversos projetos busca agregar práticas e saberes ao conteúdo pedagógico regular.

Criada em 1996, a escola ocupa uma área de quatro mil metros quadrados e atende mais de 600 alunos que moram nos distritos rurais da região. Possui a mesma estrutura de outras escolas estaduais, com salas de aula, quadra poliesportiva, laboratório interdisciplinar de ciências, laboratório de informática e centro de multimeios.

Mas o diferencial da Escola Custódio da Silva Lemos se configura nas iniciativas para promover a integração da escola com o meio em que os alunos vivem. "Uma das vantagens em se trabalhar na zona rural é ter a possibilidade de um contato mais próximo com os alunos e suas famílias. E exatamente por estar numa área com essas características, em que as pessoas vivem de atividades agrícolas, procuramos trabalhar junto aos alunos questões ligadas à educação ambiental e à agroecologia", relata o diretor da escola, Francisco Cézar da Costa.

Um dos projetos envolve a realização de aulas de campo na própria região. Os estudantes conhecem melhor o ecossistema em que estão inseridos, a diversidade das espécies de plantas e animais, como também refletem sobre as consequências da intervenção indiscriminada do homem no meio.

"Costumamos fazer com os estudantes visita ao local onde há o encontro do Rio Choró com o mar, que fica a cerca de 20km da sede da escola. Acredito que essas aulas de campo quebram um pouco a rotina da sala de aula. Os alunos passam a ter uma outra perspectiva dos conteúdos dos livros quando defrontam essas informações com a realidade do meio em que vivem", pontua o diretor.

Desertificação

Inspirada na ICID + 18, realizada no ano passado, a escola de Cascavel promoveu um profundo debate sobre o tema desertificação. Levou os alunos até Irauçuba, cidade cearense que registra um estado avançado de desertificação.

"A partir da comparação com o nosso ecossistema, pudemos mostrar aos jovens como práticas de manejo inadequadas podem fazer aquele mesmo estrago já registrado em Irauçuba", disse Cézar.

Após as visitas, os estudantes promoveram palestras e outras atividades para evidenciar a importância da preservação. Como muitos dos jovens são filhos de agricultores ou já trabalham na área, a iniciativa também foi uma maneira de incentivar a adoção de práticas sustentáveis naquela região.

Dentro do espaço escolar, também são promovidos projetos de incentivo à leitura, com o apoio de uma biblioteca equipada com 4,5 mil livros. Os projetos "Custódio Lê" e "Dia D Literário" disponibiliza um ambiente convidativo para a leitura e incentiva a formação de grupos de estudo e debate.

"Além disso, utilizamos recortes de matérias do Diário do Nordeste para discutir atualidades e desenvolver textos na turma de Redação do 3º ano, que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)". Ainda em relação ao 3º ano, o professor de História da escola, Marconi Reis, promove aulas preparatórias e reforço escolar para o Enem no contraturno das turmas. As aulas são abertas para alunos e ex-alunos da instituição.

Mesmo com as atividades diferenciadas e da inserção de alunos e ex-alunos na instituição, o problema da evasão é uma das preocupações do diretor da Escola Custódio da Silva Lemos. "Isso ocorre especialmente nas turmas do turno da noite, pois muitos dos nossos alunos trabalham na indústria local, com uma jornada de trabalho intensa. Mas estamos sempre lutando para mantermos uma ponte entre escola e comunidade".

MAIS INFORMAÇÕES

Escola Estadual Custódio da Silva Lemos: Rua Isaac Benício, S/N

Distrito de Guanacés, Cascavel

Telefone: (85) 3367.3580


Fonte: Texto publicado na coluna Regional do Jornal Diário do Nordeste em 12/04/11.

Um comentário:

  1. Parabenizo a todos que fazem a Escola Estadual Custódio da Silva Lemos, em Cascavel-CE, pela brilhante inciativa. Esse é o caminho pessoal, siga em frente que os frutos dessa semeadura darão um ótimo resultado.

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