Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

domingo, 17 de abril de 2011

Vestibulando!

(PUC-SP) "Os ecossistemas são ambientes naturais que se caracterizam pela auto-suficiência, isto é, produzem tudo o que necessitam consumir.
            Uma floresta, por exemplo, é formada de vegetais, produtores de alimentos, em quantidade suficiente para a alimentação de todos os seres - animais ou vegetais que a habitam. (...) Há assim, uma reciclagem, uma troca constante de matérias dentro do próprio ecossistema. Por isso dizemos que ele é auto-suficiente. Não há necessidade de se introduzir nenhum material de fora nem de retirar subprodutos.
            Mas na cidade não é assim. Ela não é auto-suficiente. Necessita de uma porção de matérias-primas que vêm de fora, e geram uma série de subprodutos que precisam ser eliminados, sob pena de causar a poluição de todo o sistema."
                        Branco, Samuel Murgel.
                        ECOLOGIA DA CIDADE
                        São Paulo, Moderna,1991.

Verifique quais das afirmações a seguir reforçam a idéia principal do texto. Em seguida, escolha a alternativa que contém as afirmações corretas.

1 - As cidades são áreas de consumo e de processamento de matérias-primas e produzem, por conseqüência, uma grande quantidade de resíduos que, se não tiverem tratamento adequado, vão comprometer a qualidade de vida de suas populações.
2 - A manutenção de reservas de área verde nas cidades é fundamental para a amenização do "efeito estufa", pois a vegetação consome uma grande quantidade de gás carbônico no seu processo de fotossíntese.
3 - A única solução encontrada até hoje para o destino de todo o lixo urbano é a dos aterros sanitários, apesar de serem estes os principais responsáveis pela contaminação dos mananciais, comprometendo a qualidade das águas.

a) apenas 1.
b) apenas 2.
c) 1 e 2.
d) 1, 2 e 3.
e) 2 e 3.

  
(ENEM) Caldas - MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade:

            Hoje, o planalto de Poços de Caldas não
            serve mais. Minério acabou.
            Só mancha, "nunclemais".
            Mas estão "tapando os buracos", trazendo para
            cá "Torta II"¢,
            aquele lixo do vizinho que você não gostaria
            de ver jogado no quintal da sua casa.
            Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil.
            Hugo Pontes. In: M.E.M. Helene. "A radioatividade e o lixo nuclear". São Paulo: Scipione, 2002, p.
            Torta II - lixo radioativo de aspecto pastoso.

A indignação que o poeta expressa no verso "Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil" está relacionada com:
a) a extinção do minério decorrente das medidas adotadas pela metrópole portuguesa para explorar as riquezas minerais, especialmente em Minas Gerais.
b) a decisão tomada pelo governo brasileiro de receber o lixo tóxico oriundo de países do Cone Sul, o que caracteriza o chamado comércio internacional do lixo.
c) a atitude de moradores que residem em casas próximas umas das outras, quando um deles joga lixo no quintal do vizinho.
d) as chamadas operações tapa-buracos, desencadeadas com o objetivo de resolver problemas de manutenção das estradas que ligam as cidades mineiras.
e) os problemas ambientais que podem ser causados quando se escolhe um local para enterrar ou depositar lixo tóxico.


As respostas das questões postadas no dia 13/04 são respectivamente: E e A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário