Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Antílope extinto na natureza é recuperado na Península Arábica

O órix-da-arábia fareja água a quilômetros de distância - Foto: Wikimedia Commons/alisdair
O órix-da-arábia (Oryx leucoryx), um curioso antílope, foi recuperado em seu habitat, após ter sido considerado extinto na natureza, nos anos 1970.
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), cerca de mil animais da espécie vivem livres na Península Arábica.
Um programa de reprodução e proteção do órix-da-arábia foi realizado por cerca de trinta anos. A IUCN afirmou que esta ação mostrou a capacidade do animal de se adaptar a condições selvagens extremas, primeiro em Omã, por volta do ano de 1982, e depois nos desertos de Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e, recentemente, na Jordânia.
Algumas características são marcantes no órix-da-arábia, como sua capacidade de farejar água a quilômetros de distância. Ele é muito abordado nas poesias e pinturas árabes e acredita-se que seus dois longos chifres deram origem à lenda do unicórnio.

Fonte: National Geographic Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário