Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Eclipse total da Lua poderá ser observado na quarta-feira

Eclipse da Lua em dezembro de 2010 - Foto: Getty Images
Na quarta-feira (15), acontecerá o mais longo eclipse total da Lua desde julho de 2000. Da maioria das cidades brasileiras, porém, não será possível ver a fase inicial do fenômeno.
O eclipse total da Lua vai durar 100 minutos e poderá ser completamente observado no leste da África, Ásia central, Oriente Médio e oeste da Austrália. O eclipse não será visto na América do Norte.
O fenômeno acontece quando o sol, a Terra e a Lua estão alinhados e a Lua fica na sombra da Terra.
Nas cidades das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, o eclipse estará visível das 16h25 às 18h25 (horário de Brasília). Nas regiões Centro-Oeste e Norte, o fenômeno será observado um pouco mais tarde, das 19h35 às 20h25.
Segundo os especialistas, o fenômeno pode ser assistido a olho nu, sem prejuízo à saúde. Durante o eclipse, a Lua muda de cor, do prata ao tom alaranjado a intensidade da cor vai depender da poeira e das nuvens na atmosfera.

Por Kátia Arima (Revista National Geographic Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário