Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Barbie é acusada de destruir florestas na Indonésia

Caixa da Barbie usa papel de indústria acusada de devastar florestas- Foto: Miguel Villagran/Getty Images 
 
A organização não governamental (ONG) holandesa Greenpeace acusou a Mattel, empresa norte-americana que fabrica a boneca Barbie, de contribuir com a destruição de florestas na Indonésia e, consequentemente, acabar com o hábitat de animais ameaçados de extinção, como o tigre-de-sumatra.
De acordo com a ONG, o material utilizado nas caixas dos bonecos Barbie e Ken contém material da Asia Pulp & Paper (APP), uma das maiores companhias nos ramo de papel e polpa de celulose do mundo e uma das maiores devastadoras das florestas indonésias, segundo o próprio Greenpeace.
O grupo ambientalista acredita que a Mattel deveria deixar a parceria com a APP e se preocupar com o seu desenvolvimento, a partir do baixo nível de carbono.
A Asia Pulp & Paper, subsidiária do grupo Sinar Mas - presente em outros ramos como agronegócio -, se disse chocada com as declarações do Greenpeace e alegou que suas atividades não causam problemas às espécies ameaçadas nem às florestas. A APP afirmou ainda que recicla papel e está tentando promover o uso desse tipo de papel.
Carrefour, Staples, Office Depot e Woolworths não compram mais o papel da APP.
Algumas multinacionais com Unilever, Kraft e Nestlé pararam de utilizar o azeite de dendê produzido pela PT Smart - outra subsidiária da Sinar Mas.
Em seu site oficial, a Mattel publicou uma carta dizendo que geralmente trabalha com fornecedores de papel que tenham certificado de sustentável.
 
Por: Olavo Guerra (Revista National Geografic Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário