Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cooperação técnica alemã (GIZ) promove evento preparatório para a Rio+20

O que vem a ser o conceito de economia verde? Como será feita a transição do atual modelo de exploração econômica para um padrão baseado no desenvolvimento sustentável, que inclua erradicação da pobreza, governança ambiental e atividades econômicas que não deteriorem os recursos naturais?
Para debater estes e outros temas que serão o foco das discussões da Rio+20, foi realizada nesta quarta-feira (15/6), no Instituto Israel Pinheiro, em Brasília, uma rodada de discussões entre representantes dos setores governamental e produtivo durante evento preparatório da Cooperação Técnica Alemã (GIZ) para a conferência da ONU, que acontece no próximo ano no Brasil na cidade do Rio de Janeiro.
Para Mauro Pires, diretor do Departamento de Combate ao Desmatamento do MMA, o conceito de economia verde recupera as discussões sobre desenvolvimento sustentável, tema que era debatido na Rio 92, e traz outros aspectos como novos padrões de consumo e produção.
"Teremos uma oportunidade de conhecer novos programas e projetos ligados ao conceito da economia verde. Creio que a questão das florestas também é um ativo importante para esta nova economia. É fundamental, por exemplo, promover o envolvimento dos municípios que possuem ativos florestais relevantes em ações que vão promover a transição para esse novo modelo. Isso pode contribuir para a redução da desigualdade entre as diferentes regiões brasileiras e para a erradicação da pobreza, outro aspecto importante da conferência", argumentou Pires.
O embaixador alemão no Brasil, Wilfried Grolig, disse que nos últimos 20 anos houve avanços importantes na parceria entre o Brasil e a Alemanha, especialmente nos projetos de proteção das florestas tropicais. Ele acrescentou que as ações de preservação da biodiversidade e de energia renováveis também constituem uma parceria estratégica entre ambos os países.
"O Brasil está se saindo muito bem em seu processo de crescimento rumo a um desenvolvimento sustentável, e a ação conjugada entre os países mostra que é possível ter bons resultados em iniciativas de proteção dos recursos naturais que contribuem para as questões sociais e ambientais", acrescentou.
A Cooperação Técnica Alemã (GIZ) atua no Brasil há 48 anos, e promove ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável em cerca de 130 países. 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário