Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bondinho de Ubajara está sem funcionar

Bondinho de Ubajara fica no Parque Nacional de Ubajara. Administrado pelo ICMBio, o parque é um complexo turístico com pouco mais de 6.200 hectares de mata preservada
FOTO: TUNO VIEIRA
O bondinho de Ubajara está parado há mais de três meses. O teleférico deveria ter passado por reformas no início do ano.

Ubajara O Parque Nacional de Ubajara está sem um dos seus principais equipamentos: o bondinho de Ubajara que parou de funcionar há mais de três meses. Prestes a completar 35 anos, o teleférico tem capacidade máxima de levar até 15 pessoas por passeio, mas desde dezembro de 2010 que o percurso estava sendo feito com apenas sete, até parar por completo - privando os turistas da bela vista proporcionada pela descida de 550 metros até a gruta de Ubajara. "Hoje para quem deseja visitar a gruta, o percurso está sendo feito a pé, com tempo de visitação em torno de cinco horas", disse o chefe da unidade, Francisco Humberto Sousa Bezerra, adiantando que a manutenção do equipamento é de responsabilidade da Secretaria Estadual do Turismo (Setur).

O teleférico deveria ter passado por reformas no início deste ano. A solicitação foi feita pela Setur, que garantiu na época que estaria enviando à Procuradoria Geral do Estado (PGE) um edital para o processo de licitação com o objetivo de reformar o terminal de passageiros do equipamento. A iniciativa tem como objetivo oferecer melhor conforto e segurança aos visitantes da Gruta de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, no que se refere à infraestrutura de acesso.

O projeto contempla uma concepção arquitetônica moderna, espacial, mas sem fugir às características naturais da região. As intervenções no bondinho (de tecnologia italiana) vão contemplar as plataformas superior e inferior. A plataforma superior terá estrutura metálica em arco e pele em vidro laminado incolor com espessura de 10 milímetros. Na plataforma inferior, será instalada uma estrutura metálica complementar para suporte e fixação de placas em vidro temperado laminado incolor. Também será retirado o piso vinílico que se encontra aplicado sobre o assoalho de madeira. Já o guarda corpo metálico da escada de acesso à gruta será preservado, passando, ainda, por uma recuperação e pintura.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Setur, o bondinho está parado por causa de uma peça que não há no mercado brasileiro. Segundo a assessoria, o material já foi comprado nos Estados Unidos e já se encontra no Ceará, porém aguarda liberação da Secretaria da Fazenda (Sefaz), para que a peça chegue ao seu destino, o Parque de Ubajara. O prazo para o bondinho voltar a funcionar não foi informado. Sobre a licitação para reformar o terminal de passageiros, a Comissão Central de Licitações do Governo do Estado divulgou, em abril, a empresa vencedora, a Construtora e Imobiliária Atualpa LTDA.

Orçada em R$ 1,42 milhões, a reforma da estação de passageiros do Teleférico de Ubajara será realizada com recursos do Tesouro Estadual. A obra é uma demanda da Setur e deve começar em breve a partir de parceria com o Instituto Chico Mendes. A previsão de entrega da reforma é de 180 dias, contados a partir da publicação do contrato no Diário Oficial e da assinatura da ordem de serviço.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário