Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

domingo, 27 de março de 2011

Projeto de extens�o da Uern orienta popula��o sobre como organizar or�amento dom�stico

Todos concordam que organizar o or�amento dom�stico n�o � tarefa f�cil, principalmente se n�o tiver um economista na fam�lia. Apesar da dificuldade, que � um h�bito necess�rio que deve ser praticado por toda fam�lia. Para ajudar a orientar pessoas que tem esse problema, a Pr�-Reitoria de Extens�o (Proex), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), vai promover a partir do m�s de abril uma s�rie de cursos sobre como organizar o or�amento.

A ideia faz parte do projeto na �rea de Gest�o de Finan�as Pessoais do Departamento de Ci�ncias Cont�beis da Universidade. A coordenadora, professora Adriana Martins, explica que o objetivo � ajudar as pessoas e as fam�lias a administrar melhor seu dinheiro e recursos atrav�s de um bom planejamento e controle de or�amento.

Segundo ela, a partir do pr�ximo m�s ser�o abertas diversas turmas com carga hor�ria de 8h para qualquer pessoa que se interesse pelo tema. Os cursos s�o gratuitos e o p�blico diversificado, desde o jovem at� pessoais mais idosas e das mais diferentes classes sociais. "A educa��o sobre o consumo consciente � importante para todos os p�blicos", frisa a especialista.

Os participantes ter�o aula sobre a import�ncia do controle das finan�as pessoais, sobre como elaborar um or�amento dom�stico e outras t�cnicas que ajudam a entender melhor os n�meros. Ser� discutido tamb�m receitas e despesas, a utiliza��o de cart�es de cr�dito, utiliza��o de limite de cheque especial, como evitar ou sair do endividamento, compras � vista ou a prazo e investimentos.

E o mais importante: tudo isso com a linguagem simples e direta de forma a alcan�ar todos os p�blicos. As turmas ser�o ofertadas nos turnos matutino e vespertino na pr�pria Uern e tamb�m fora dela. Segundo a professora, o ideal � levar a iniciativa �s escolas, institui��es de ensino superior, empresas e at� aos bairros. Para potencializar o aprendizado, o projeto prev� que as turmas sejam limitadas a 10 alunos.

O curso ser� finalizado em dois encontros com 4h de aula em cada um deles. E � a demanda que vai dizer se o curso ser� repetido em uma determinada escola ou empresa. Depois de aprender sobre or�amento, os alunos receber�o um certificado de participa��o.

Para saber mais sobre o curso, os interessados podem solicitar por e-mail (financaspessoaisuern@hotmail.com) ou atrav�s dos n�meros 9999-3963 ou 9481-0582.


Fonte: Texto publicado no Jornal o Mossoroense em 27/03/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário