Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

terça-feira, 29 de março de 2011

Árvores para combater ilhas de calor

Inciativa municipal reconhecida como exemplo de política pública de combate ao aquecimento global pela Unesco, em 2009 Guarulhos, cidade da Grande São Paulo, implantou o programa Ilhas Verdes. Surgido de uma pesquisa sobre mapas termais do município, identificados via satélite através de sistema infravermelho, o Ilhas Verdes tem como objetivo equilibrar as condições climáticas da região, com foco em locais de grande incidência de calor.
Estudos indicam que a elevação da temperatura deve-se ao avanço da urbanização, ao assoreamento dos rios e ao aumento do número de indústrias. A orientação da arborização tendo como critério a regulação climática é uma ação inovadora e de longo prazo, já que a expectativa é que o mapa termal se altere em um prazo de 1o a 15 anos.
Estima-se que háverá redução de enchentes graças à maior permeabilidade do solo; aumento da fauna de aves no entorno e melhoria da qualidade do ar em toda a região, que engloba também o Aeroporto Internacional de Cumbica.

Fonte: Revista Conhecimento Prático Geografia.

Um comentário:

  1. Uma bela inciativa a do Projeto Ilhas Verdes, pois retrata a precupação com um problema ambiental bastante presente em nosso dia-a-dia, o Aquecimento do Planeta e também as Ilhas de Calor que afetam os grandes centros urbanos.

    ResponderExcluir