Este blog é direcionado para os alunos da Escola Municipal Genildo Miranda no Sítio Lajedo em Mossoró-RN, para os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa no município de Tibau-RN, para todos aqueles amantes da Educação Geográfica e também para os que se propõem a discussão de uma Educação contextualizada.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mossoró terá a primeira "escola verde" do Nordeste

Painéis solares, área para reciclagem, teto solar, reaproveitamento de água da chuva . Essas são algumas - das muitas - características que compõe o projeto da primeira escola sustentável do nordeste e a segunda do país, a Escola Verde de Mossoró.

De acordo com as informações do secretário da cidadania, professor Francisco Carlos, trata-se de um projeto inovador, e que será desenvolvido na zona rural da cidade, mais precisamente onde hoje funciona a escola Genildo Miranda. "É um prédio que será dotado de toda infra-estrutura ecologicamente sustentável, e nada mais indicado do que fazer uma unidade desse porte num lugar onde o homem já tem esse contato direto com a natureza" , disse o secretário.

A "Escola Verde" de Mossoró, será a primeira da região nordeste e a segunda do Brasil. Em todo o país, existe apenas uma escola, o Colégio Estadual Erich Walter situada no Rio de Janeiro, e que foi desenvolvido por arquitetos de renome na região, como Maria José De Mello Gerolimich e Rafael Tavares de Albuquerque.

A escola foi escolhida para ser o Piloto da Primeira Escola Padrão Verde da América Latina, (UEC Unidade de Ensino Catavento) o primeiro de outros 40 possíveis projetos de escolas verde no país. A escola criada em formato de um catavento, como o próprio nome sugere, "cata" o vento e promove além de uma agradável sensação térmica interna, uma boa iluminação natural durante todo o dia. Os cartuchos das impressoras são feitos de cera e os cadernos são substituídos por pen-drives.

No projeto da escola do Rio de Janeiro, existe ainda, a instalação de bicicletários, vagas especiais para veículos de baixa emissão, aumento, manutenção e recuperação das áreas verdes originais encontradas no local, pavimentação permeável, telhado verde (com acesso à visitação), reaproveitamento das quadras existentes, reaproveitamento de 100% do material de entulho que seria gerado na obra, área para reciclagem, reaproveitamento de água de chuva, em vasos sanitários, lavagem do pátio e irrigação de áreas verdes; uso de revestimento com baixos índices de compostos orgânicos voláteis, forros acústicos, dentre outros.

Aqui em Mossoró, onde será a primeira escola verde da região nordeste, o teto será solar, e também haverá reaproveitamento da água, do vento, um local totalmente preparado para projetos ecologicamente corretos.

De acordo com o secretário Francisco Carlos, em no máximo três meses de deverá ser concluído o projeto para Mossoró. " Nós estamos muito felizes, e em um prazo máximo de três meses deveremos estar concluindo o projeto, para na sequencia podermos dar início ao processo de licitação", confirmou o secretário da cidadania, reforçando que a "Escola Verde" estará atendendo inicialmente aos estudantes da comunidade, sendo que posteriormente, deverá ser estendido para todos os estudantes de Mossoró, para realização de estudos ecológicos.

Fonte: Jornal Correio da Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário